Como Lidar Com a Inexperiência e Treinar Sozinho

Ao contrário de grande parte dos corredores Trail, que entra neste mundo através de um amigo, no meu caso, quando comecei a pensar em correr um Trail um dos primeiros desafios que surgiu foi saber como treinar sem conhecer ninguém nesta modalidade.

Assim tive que começar a puxar pela cabeça e arranjar soluções que não me levassem a cometer grandes erros de principiante e que foram:

Lidar com a Inexperiência na Corrida

Pesquisar na Internet

Uma das vantagens dos dias de hoje é termos à nossa disposição a internet. E foi precisamente por aqui que comecei a pesquisar o material necessário como as sapatilhas e a mochila, o tipo de treino que deveria fazer e como é que me devia alimentar e hidratar. Muito importante também é estar atento aos blogs de outros corredores que partilham dicas e testemunhos que são valiosos.

Encontrar Companhia para Correr

Correr acompanhado é uma das melhores formas de nos comprometermos com os nossos treinos. Porque se agendarmos um treino com um companheiro de corrida, dificilmente falharemos.

Como eu não tinha ninguém nos meus contactos mais próximos que corresse Trail, pesquisei no Facebook e logo encontrei malta que se prontificou a acompanhar-me nos treinos. É engraçado olhar para trás e perceber que a maior parte dessas pessoas fazem parte da equipa Minho Aventura que entretanto foi criada.

Alguns grupos Facebook que podem ser úteis para encontrares companhia são: Braga Running, Desnível Positivo, Minho Aventura, Trail, A Ultramaratona e o Trail em Portugal, Trail Running Esposende, Abutres Running Team, Trailers, Amigos Trail Running Norte, Trail Running – Madeira, Portugal Running, Trail Running Tuga.

Ler Livros Dedicados ao Trail Running

Já falei aqui no blog sobre a melhor forma de comprar livros de trail running. Ler é uma das melhores formas que temos de aprender sobre um determinado assunto e existem dezenas de livros sobre trail. Para já a maior parte não está traduzido para português, mas esperemos que com o tempo e o aumento de praticantes em Portugal e no Brasil isso se altere e passemos a poder mais sobre trail em português.

Definir um Calendário de Treino

Por muitas pessoas que eu conheça neste momento a correr, não é fácil agendar treinos com companhia por dois grandes motivos: incompatibilidade de horários e incompatibilidade de ritmos. Há treinos bastante específicos (escadas, séries, rampas, etc.) que não podem, nem devem ser partilhados para que a realização do treino tenha a eficácia planeada.

Assim tentem ser disciplinados com os vossos dias e horários de treino. A rotina é um dos fatores que ajuda na consistência necessária para o cumprimento dos objetivos de corrida.

Fazer a Inscrição Numa Prova

Para mim, este é dos fatores que mais força tem na hora em que dá a preguiça de ir treinar. Quando estamos inscritos numa prova, estamos comprometidos e queremos ir lá fazer o melhor possível. Desta forma vamos ser exigentes connosco e vamos tentar cumprir o plano de treino à risca.

Treinar, Treinar e Treinar

Só há uma forma de lidar com a inexperiência em qualquer coisa que é fazendo. E na corrida não é diferente… Só ganhamos experiência com volume de treino. Com isto não quero dizer que agora tenham de correr todos os dias. O que quero dizer é que com o tempo e a regularidade de treino a experiência vai-se acumulando e seremos cada vez melhores corredores.

E vocês como é que lidam com a inexperiência na corrida?

Posted in Treino

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*