Review Petzl Tikka Plus

Correr Trails implica um cuidado sério com o terreno que se pisa e as condições de segurança são uma constante preocupação para atletas e organizadores da modalidade. Quando essas corridas são feitas à noite, há um equipamento que é indispensável – o frontal. Muito importante também é não esquecer pilhas de reserva.

Petzl Tikka Plus

Já andava para comprar um frontal há meses, pois o único que tinha era um daqueles para usar com capacete e bateria na parte de trás, o que para correr não se revelava nada prático.

Decisão: Comprar um Petzl Tikka +

Assim, chegada a altura do Free Trail Noturno de S. João organizado pela Minho Aventura, lá fui comprar o frontal à Decathlon.

A minha escolha passava obrigatoriamente por um que tivesse mais de 80 lumens, sendo o ideal 120. Para além da boa iluminação procurava um que desse garantias autonomia e resistência porque daqui a umas semanas vou fazer o Ultra Trail Noturno da Lagoa de Óbidos (UTLNO).

Depois de ver algumas das opções existentes na loja decidi-me pelo Petzl Tikka +.

Petzl Tikka +

 

Para Quem é Este Frontal

Este frontal é ideal para quem corre regularmente à noite, em treinos ou provas longas. Eu comprei-o por causa do Free Trail Noturno de S. João, mas já a pensar no UTNLO.

O Tikka Plus não é para quem só quer gastar 5€ num frontal. É para quem gosta de um produto de qualidade, que dê garantias e que não se importe de investir cerca de 35€.

Funcionalidades e Alternativas

Nos testes que fiz, fiquei bastante satisfeito com a funcionalidade, pois é bastante fácil alternar entre modos de iluminação (branco/ vermelho) e intensidade.

Algumas alternativas a este frontal são: o princeton tec quad, o Tikka xp ou o Tikka xp 2. Confesso que ainda não testei nenhum dos outros. Por isso não me posso alargar muito na comparação.

Vantagens e Desvantagens

Este é daqueles produtos em que fiquei certo da minha escolha logo nos primeiros momentos de utilização e onde vejo mais vantagens do que desvantagens.

As vantagens identificadas são:

  • A Petzl é uma marca de confiança e que logo à partida dá garantias da qualidade do produto;
  • No modo de iluminação mais intenso temos 110 lumens de iluminação constante, podendo chegar aos 140 com o boost de 10 segundos;
  • Tem 5 níveis de iluminação: 5 lm, 30 lm, 45 lm, 110 lm e 140 lm;
  • Tem 2 modos de iluminação: luz vermelha (ambiente, presença) e luz branca para iluminação;
  • A autonomia pode chegar às 40 horas em modo luz branca e às 400 com luz vermelha;
  • Tem uma boa relação preço/ qualidade;
  • As 3 pilhas de reserva aconselhadas tipo AAA-LR03 não acrescentam muito peso;

As desvantagens são:

  • No modo de iluminação mais forte a autonomia é de apenas 2 horas;
  • Não gosto muito da cor, mas pode ser discutível…;
  • Não é aconselhável a sua utilização sem pilhas de reserva;

Juízo Final

Numa avaliação final o Tikka + é um excelente frontal com boa iluminação e boa autonomia. Além disso é leve e indicado para corredores intensivos. Passou a ser o meu frontal para todas as ocasiões.

Se achas que esta opinião foi útil para ti e pretendes comprar o frontal, deixo aqui um link de afiliado. Se fizeres a tua compra através deste link eu recebo uma comissão por isso.

Compra já o teu Petzl Tikka + e ilumina as tua corridas noturnas.

 

Posted in Reviews

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*